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Pires do Rio

Lula sanciona lei que garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda

Nova legislação permite uso de recursos das multas de trânsito para custear habilitação de inscritos no CadÚnico e moderniza processos de transferência de veículos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (27), a Lei nº 15.153, autorizando o uso de parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para custear integralmente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, abrange todas as etapas do processo, incluindo aulas teóricas e práticas, exames e emissão do documento nas categorias A (motocicletas) e B (carros), segundo informações do governo federal.

A legislação, aprovada no Congresso em maio deste ano, também promove alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Entre as principais inovações está a permissão para que a transferência de veículos passe a ser feita de forma digital, com assinatura eletrônica reconhecida em todo o país, além da possibilidade de realização de vistorias online, conforme regulamentação de cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A modernização dos processos foi destacada por fontes do setor como avanço para redução de burocracia e agilidade nos procedimentos.

Durante o ato de sanção, o presidente Lula vetou dispositivos que ampliavam a obrigatoriedade do exame toxicológico, previsto atualmente para as categorias C, D e E, para quem fosse obter a primeira habilitação nas categorias A e B.

Segundo o governo, o veto atendeu a críticas de especialistas e parlamentares que apontaram que o exame adicional poderia elevar os custos e dificultar o acesso à habilitação para quem mais precisa.

De acordo com o deputado José Guimarães (PT‑CE), autor do projeto de lei (PL 3.965/2021), o valor cobrado pelo processo de habilitação é hoje uma das principais barreiras enfrentadas por famílias de baixa renda, restringindo oportunidades de trabalho em áreas como entregas e transporte de passageiros.

O senador Randolfe Rodrigues (PT‑AP), relator da proposta no Senado, afirmou que a iniciativa tem potencial para promover inclusão e ampliar o acesso à formalização profissional, principalmente para quem depende do documento para trabalhar.

A Agência Brasil detalhou que os recursos das multas, além de custear a CNH Social, continuam destinados a outras áreas previstas em lei, como sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização, renovação de frota e educação para o trânsito. A destinação dos valores para a CNH gratuita não exclui os demais usos já previstos.

Com a sanção, estados e municípios estão autorizados a utilizar os recursos já existentes para implementar o programa de CNH Social. O objetivo, segundo o governo federal, é garantir a gratuidade de todas as etapas, desde as aulas teóricas até as taxas finais para quem está inscrito no CadÚnico. Ainda não há, até o momento, um cronograma oficial divulgado pelos Detrans estaduais sobre o início da emissão da CNH gratuita.

O Poder Executivo terá até 45 dias para regulamentar os dispositivos vetados e definir as regras para aplicação dos recursos das multas na habilitação gratuita. O tema segue sob acompanhamento dos órgãos de trânsito, que também serão responsáveis por regulamentar os procedimentos digitais para transferência e vistoria de veículos.

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