O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) anunciou a abertura de processo seletivo para a contratação de três professores visitantes destinados aos programas de pós-graduação da instituição. As inscrições estarão abertas entre 17 de junho e 31 de julho, exclusivamente pelo site do IF Goiano.
Para participar, é necessário possuir título de doutor há pelo menos dois anos e apresentar produção científica relevante. As vagas estão distribuídas entre dois campi: em Ceres, será selecionado um professor para o Programa de Pós-graduação em Irrigação no Cerrado (PPGIC) e outro para o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). No campus Urutaí, há uma vaga para o Programa de Pós-graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (PPGCRENAC).
A remuneração mensal prevista para o cargo é de R$ 13.672,88, além de adicionais de insalubridade ou periculosidade, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. De acordo com o IF Goiano, o objetivo é fortalecer as atividades de ensino e pesquisa nos campi, valorizando a pós-graduação e promovendo o intercâmbio de experiências acadêmicas entre diferentes instituições.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise do currículo Lattes e defesa do plano de trabalho. A taxa de inscrição é de R$ 50. Para brasileiros, o contrato inicial será de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. Para estrangeiros, o contrato tem vigência de 24 meses, também com possibilidade de prorrogação.
Segundo a Diretoria de Comunicação Social do IF Goiano, o resultado final será divulgado em 29 de agosto de 2025 no portal institucional. A efetivação dos contratos ocorrerá após a homologação do resultado e a assinatura dos termos pelos candidatos selecionados, sob responsabilidade da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação.
O IF Goiano destaca que a contratação de professores visitantes reforça a política institucional de incentivo à pós-graduação e à pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico regional. Novas pautas sugeridas incluem o acompanhamento do impacto desse reforço docente na qualidade dos cursos de pós-graduação e entrevistas com ex-professores visitantes sobre suas experiências.