Correio Goiás – Notícias de Goiás, Política, Cidades, Cultura e Mais

Pires do Rio

Detran alerta para golpe de leilão falso e intensifica combate a sites fraudulentos em Goiás

Golpistas usam perfis falsos e bases de dados telefônicas para enganar usuários; órgão reforça que únicos leilões oficiais são divulgados no Diário Oficial do Estado.
Detran-GO alerta para golpe de leilão falso e intensifica combate a sites fraudulentos
Detran-GO alerta para golpe de leilão falso e intensifica combate a sites fraudulentos em Goiás (Foto: Reprodução)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) emitiu um alerta nesta semana sobre a atuação de grupos criminosos que criaram sites e perfis falsos, principalmente no Instagram, para oferecer leilões de veículos supostamente apreendidos pelo órgão, mas que na verdade não existem.

Segundo o Detran-GO, a principal estratégia desses golpistas envolve a obtenção de bases de dados de empresas de cadastro telefônico para envio de mensagens via WhatsApp, simulando comunicação oficial com os usuários.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Eduardo Machado, “eles têm extraído base de dados de empresas que fornecem número de celular, que sua grande maioria tem WhatsApp, aí enviam mensagens como se fossem do Detran”. Após a identificação e retirada de sites fraudulentos do ar, os criminosos rapidamente migram para novos domínios com identidade visual semelhante à oficial, dificultando ainda mais a identificação por parte dos consumidores.

Nos últimos dias, usuários goianos relataram casos em que, ao serem induzidos ao erro, acabaram efetuando pagamentos — normalmente via Pix — por veículos inexistentes. Segundo a plataforma Leilão Seguro, mantida pela Associação Brasileira de Leiloeiros (ALEIBRÁS), vários domínios falsos foram identificados, como “detrangoleiloes.org” e “detran-goleiloesgov.org”. Essas páginas utilizam selos de certificação fraudados e até atribuem, de forma indevida, suposto aval do Tribunal de Justiça de Goiás, sem qualquer comprovação.

O Detran-GO orienta que o único canal oficial para divulgação de leilões é o Diário Oficial do Estado. O órgão reforça que não existem sites específicos para divulgação e recomenda acessar exclusivamente o portal institucional com domínio “*.go.gov.br”, por meio de pesquisa direta no navegador, evitando clicar em links de terceiros. Eduardo Machado destaca ainda a importância de buscar informações no site oficial e alerta para o risco de anúncios patrocinados por golpistas em resultados de buscas.

As vítimas devem registrar denúncias na Ouvidoria ou nos canais de atendimento do Detran-GO, que encaminha os casos à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos para investigação. Até o momento, não há dados públicos consolidados sobre o número de vítimas ou valores lesados, mas a recorrência dos casos mostra a capacidade dos golpistas de adaptar as táticas para continuar enganando a população.

Em resposta à proliferação dos golpes, o Detran-GO anunciou o reforço da fiscalização e prometeu ampliar parcerias com a Polícia Civil para identificar e responsabilizar os autores. As investigações seguem em andamento pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos.

Entre as pautas a serem aprofundadas, estão o levantamento de vítimas e prejuízos, as medidas legais já adotadas contra os domínios irregulares e ações de prevenção previstas, como campanhas nas redes sociais e no Estado. O caso acende alerta para a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores diante do aumento de golpes relacionados a leilões falsos e sites fraudulentos em Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.