O governo de Goiás anunciou nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, o início das obras de duplicação da rodovia GO‑330, no trecho entre Catalão e Ipameri. O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Daniel Vilela, durante evento do programa Goiás Social + Agro é Social, realizado em Catalão.
Segundo Daniel, o contrato com a empresa responsável pela execução dos trabalhos foi assinado na mesma data, e as máquinas devem chegar ao local nos próximos dias para dar início as obras. O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança, melhorar a fluidez do trânsito e promover o desenvolvimento econômico, conectando comunidades da região Sudeste goiana.
A conquista foi comemorada pelo deputado estadual Jamil Calife, que destacou o empenho de lideranças locais pela realização da obra. Ele ressaltou que a duplicação representa mais dignidade e oportunidades para os usuários da rodovia, além de atrair novos investimentos empresariais para a região. “O emprego é, sem dúvida, o melhor programa social que existe”, afirmou Calife.
O prefeito de Catalão, Velomar Rios, também agradeceu ao governo estadual, ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado pela articulação política e organização do programa social responsável por viabilizar o projeto.
O projeto de duplicação da GO‑330 foi estruturado em três lotes e contará com um investimento superior a R$ 400 milhões. O primeiro segmento, com cerca de 11 quilômetros entre Catalão e o entroncamento da GO‑305, tem empenho orçamentário de aproximadamente R$ 149 milhões. Os próximos trechos vão até a ponte Veríssimo e depois seguem até Ipameri. O cronograma pactuado prevê a execução sequencial dos lotes, para evitar paralisações nos trabalhos.
De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a última publicação do edital, em 4 de maio, já previa o início dos serviços para o segundo semestre de 2025, com a assinatura do contrato confirmada para julho.
O projeto foi classificado como estratégico por integrar um importante corredor logístico entre Catalão e Goiânia, favorecendo especialmente os setores da indústria automobilística, mineração e agronegócio. Em março deste ano, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, afirmou que a expectativa é iniciar as obras em agosto, com operação imediata assim que cada lote for contratado.