A 14ª edição do Agro é Social, programa do Governo de Goiás coordenado pela Emater, terá seu encerramento na Regional Estrada de Ferro, no município de Catalão, nesta segunda-feira (1º), a partir das 8h30, no Campo de Futebol da Vila Mutirão, na Rua Célio Neto Paranhos, Bairro Vila Mutirão. O evento é realizado em parceria com o Programa Goiás Social e reúne produtores de 20 municípios da região.
Na cerimônia, serão entregues os certificados de conclusão dos cursos promovidos ao longo dos meses de março e abril, além dos cartões do Crédito Social. O benefício, concedido pelo Governo de Goiás, oferece até R$ 5 mil para cada produtor rural contemplado, totalizando aproximadamente R$ 2,4 milhões em recursos destinados ao fomento do empreendedorismo e fortalecimento da produção agrícola local.
Durante o ciclo de capacitação, 591 produtores rurais participaram de cursos gratuitos ministrados por extensionistas da Emater Goiás, abordando temas como avicultura, apicultura, bovinocultura, salgados, panificação, doces artesanais, horticultura e conservas. No encerramento, serão distribuídos 495 cartões do Crédito Social a agricultores dos municípios de Anhaguera, Campo Alegre de Goiás, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Três Ranchos, Urutaí e Vianópolis.
O Agro é Social é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social e produtivo das comunidades rurais, promovendo a capacitação dos produtores e facilitando o acesso a políticas públicas de inclusão produtiva. O programa é realizado pela Emater em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Goiás Social.
A programação especial em Catalão inclui ainda uma série de atividades abertas ao público, promovidas pelo Governo de Goiás. Estão previstas a distribuição dos cartões Mães de Goiás, Dignidade e Goiás Por Elas, além da entrega de benefícios de programas como Aprendiz do Futuro, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte da Pessoa Idosa, Dignidade Menstrual, Protocolo Todos Por Elas e Corte de Cabelo.
Quem comparecer ao evento poderá ter acesso também ao encaminhamento para o Programa Mais Empregos, emissão de documentos, como RG, realização de exames de saúde e outros serviços. Segundo a organização, o objetivo é ampliar a inclusão social e fortalecer as comunidades do campo, promovendo cidadania e acesso a direitos.