Correio Goiás – Notícias de Goiás, Política, Cidades, Cultura e Mais

Pires do Rio

Turismo em Goiás lidera crescimento nacional e impulsiona serviços

Turismo em Goiás cresce 13,5% em abril e impulsiona setor de serviços, com alta acima da média nacional, segundo IBGE.
Foto: Reprodução

O setor de turismo em Goiás foi o que mais cresceu no Brasil em abril, registrando alta de 13,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE no último dia 13 e analisada pelo Instituto Mauro Borges. Na comparação com março de 2025, o turismo goiano avançou 10,8%, a maior variação mensal desde o início da série histórica, em 2011.

O bom desempenho do turismo puxou o crescimento do setor de serviços no estado, que acumulou alta de 3,7% entre janeiro e abril de 2025. O índice é superior à média nacional, que ficou em 2,2% no mesmo período. Entre os segmentos que mais cresceram destacam-se os serviços prestados às famílias, com 7,8%, e transportes, serviços auxiliares e correio, com 7,3%. Segundo o IBGE, todos os principais segmentos de serviços, incluindo informação e comunicação, que teve alta de 5%, apresentaram crescimento interanual.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os resultados refletem investimentos em qualificação da mão de obra e inovação tecnológica, criando condições para uma expansão sólida do setor, com geração de empregos e desenvolvimento. Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, destacou que Goiás, ao liderar o turismo no Brasil, impactou positivamente a economia, gerou mais empregos e renda, além de fortalecer o orgulho local, transformando o estado em referência nacional em hospitalidade.

No acumulado do ano, o turismo em Goiás já registra alta de 6,7%, enquanto a variação em 12 meses chega a 6,6%. Esses resultados integram o cenário mais amplo do setor de serviços, que teve crescimento interanual de 1,9%, com destaque para os serviços voltados às famílias, que cresceram 12,8% em relação a abril do ano anterior.

O avanço recorde do turismo é atribuído a uma série de iniciativas do governo estadual, alinhadas à política de fomento ao setor e ao apoio à capacitação profissional e à inovação, conforme autoridades estaduais. Com o turismo como motor desse crescimento, Goiás direciona investimentos para consolidar sua posição nacional no segmento.

A evolução dos indicadores seguirá sob acompanhamento do IBGE e do Instituto Mauro Borges, com expectativa de manutenção do bom desempenho e de novos avanços em geração de empregos e renda no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.